Amamentar é prático!

Padrão
No post anterior falei mais das dificuldades da amamentação e fiquei com medo de desanimar as mamães… Precisamos lembrar também das facilidades que a amamentação, passados os primeiros (e breves) momentos mais dolorosos, traz para a mamãe, o bebê e toda a família. Além da maravilha que é o ato de amamentar, suas inúmeras vantagens para a saúde física e psíquica da mamãe e do bebê, do envolvimento sentimental entre mãe e filho, há ainda um fato importante: amamentar é muito prático!
Quando tudo está complicado e a adaptação à amamentação está difícil, às vezes a família esquece toda a complicação que envolve o hábito de dar mamadeira ao neném. Enquanto o leite de peito está sempre pronto, grátis, na temperatura certa, higienizado naturalmente, a mamadeira envolve uma série de procedimentos de limpeza, aquecimento, despesa com leites e fórmulas caros que também gera uma rotina cansativa. Além disso, tem sido divulgado que a maioria das mamadeiras existentes no Brasil é feita com um material que tem componentes cancerígenos (BPA) que são liberados quando aquecidos. Como é prática comum ferver mamadeiras e bicos, isto se torna mais uma preocupação em relação ao aleitamento artificial. Além disso, as cólicas costumam ser mais fortes e frequentes em crianças que tomam mamadeira, significando mais noites insones pros papais.
Uma outra coisa a considerar é que quando o bebê adoece, o peito oferece a ele hidratação e alimentação num momento em que ele costuma recusar comida e em que está frágil, precisando dos nutrientes e do aconchego obtidos no seio da mãe.
Em viagens também o peito é tudo de bom! Alimento e bebida que podem ser oferecidos em qualquer lugar, perfeitos pro bebê em qualquer clima ou situação. O mesmo se pode dizer de passeios em geral. Pra quem adora uma rua e gosta de levar seu bebê pra todo canto como se fosse uma mamãe canguru amamentar é a salvação.
É legal a gente ver que amamentar não é só sacrifício e doação, mas também prazer e praticidade. Adoro!
Uma resposta »

  1. Eu tive a oportunidade de estar dos dois lados da moeda, meu filho mais velho nasceu de 6 meses e com isso não pude amamentar e minha filha mais nova eu pude ter este prazer e realmente é maravilhoso para o bebê, sinto que a minha filha é muito mais segura que meu filho, sinto ela muito mais apegada a mim também. Enfim, acho que foi uma experiência maravilhosa tanto pra mim, quanto pra ela. Amamentem seus filhos!!!!

Deixe um comentário

