Amamentar é prático!

Padrão
No post anterior falei mais das dificuldades da amamentação e fiquei com medo de desanimar as mamães… Precisamos lembrar também das facilidades que a amamentação, passados os primeiros (e breves) momentos mais dolorosos, traz para a mamãe, o bebê e toda a família. Além da maravilha que é o ato de amamentar, suas inúmeras vantagens para a saúde física e psíquica da mamãe e do bebê, do envolvimento sentimental entre mãe e filho, há ainda um fato importante: amamentar é muito prático!
Quando tudo está complicado e a adaptação à amamentação está difícil, às vezes a família esquece toda a complicação que envolve o hábito de dar mamadeira ao neném. Enquanto o leite de peito está sempre pronto, grátis, na temperatura certa, higienizado naturalmente, a mamadeira envolve uma série de procedimentos de limpeza, aquecimento, despesa com leites e fórmulas caros que também gera uma rotina cansativa. Além disso, tem sido divulgado que a maioria das mamadeiras existentes no Brasil é feita com um material que tem componentes cancerígenos (BPA) que são liberados quando aquecidos. Como é prática comum ferver mamadeiras e bicos, isto se torna mais uma preocupação em relação ao aleitamento artificial. Além disso, as cólicas costumam ser mais fortes e frequentes em crianças que tomam mamadeira, significando mais noites insones pros papais.
Uma outra coisa a considerar é que quando o bebê adoece, o peito oferece a ele hidratação e alimentação num momento em que ele costuma recusar comida e em que está frágil, precisando dos nutrientes e do aconchego obtidos no seio da mãe.
Em viagens também o peito é tudo de bom! Alimento e bebida que podem ser oferecidos em qualquer lugar, perfeitos pro bebê em qualquer clima ou situação. O mesmo se pode dizer de passeios em geral. Pra quem adora uma rua e gosta de levar seu bebê pra todo canto como se fosse uma mamãe canguru amamentar é a salvação.
É legal a gente ver que amamentar não é só sacrifício e doação, mas também prazer e praticidade. Adoro!
Anúncios

Uma resposta »

  1. Eu tive a oportunidade de estar dos dois lados da moeda, meu filho mais velho nasceu de 6 meses e com isso não pude amamentar e minha filha mais nova eu pude ter este prazer e realmente é maravilhoso para o bebê, sinto que a minha filha é muito mais segura que meu filho, sinto ela muito mais apegada a mim também. Enfim, acho que foi uma experiência maravilhosa tanto pra mim, quanto pra ela. Amamentem seus filhos!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s